segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

 MEU ULTIMO AMOR ETERNO

Nem era porque eu acreditei; nem era porque estava esperando. Nem era porque tudo convergia, as estrelas, a lua, o inverno, a primavera, nem era isso. Acho que porque foi, talvez, mais, o vento. Aquele que sussurrou antes que eu pudesse ouvir. Aquele sussurro que já habitava as colinas despidas, eternas, aquele vento que ora balançava, ora açoitava as macaúbas solitárias ou espalhava, suavemente, as sedas das paineiras gigantescas. O vento, sim, mas pode ser também a areia fina, imaculada de caminhos sem passos, apenas traços de passado lacrado em veios de pedra, caminho incerto, pedras imóveis se gastando apenas com gotas e chuvas, não mais tempestades, agora, mais, silêncios.

Ou, talvez, o capim rasteiro se segurando a raízes mortas morro acima nos trilhos de ribanceiras; agarrado a barrancos, o capim teimoso, tanto, esse, de sussurros, ou uivos, do por do sol de todas as tardes se desfalecendo, de todas as manhas tímidas, frias, mudas. Acho que o capim, não? Então, talvez o negrume da grota funda, inexpugnável de onde sempre ouvi aquele rouco chamado.

De algum lugar, ou por causa de alguém, ou alguma coisa, aquela ternura irrompeu, não como a cachoeira, mas trazida, levemente, pelo vento da colina mais singela. Nem me assustei, não reconheci, não sabia, nem acreditava, muito menos esperava. Assim, só por isso, misturado às pedras, aos sussurros da brisa mais suave, ao esvoaçar de raízes e sementes, talvez por isso, foi tanto. Grande demais; para saber, tive que pegar carona nos pássaros habitantes das copas milenares e olhar de longe. E só, no alto, distante, entendi seus contornos, sua forma e seu jeito de ser. E era. Só que voei alto e longe demais, e não consegui mais voltar.

 

Nenhum comentário: