quinta-feira, 21 de agosto de 2025

 MANHÃ COM CHEIRO DE LARANJA

Que o perfume da flor do pé de laranja é maravilhoso não duvido, mas quase tão bom quanto é o cheiro da casca seca da fruta. De tempos idos tenho o hábito de juntar as cascas de laranja num pilão: me ensinaram isso Tia Cândida, Vovó Maria Clara, Mamãe. 

De começo é só um tantinho, mas casca a casca todo dia, de repente o pilão fica pela beirada, então, pego a mão-de-pilão e soco devagar, as cascas secas estralando e se espalhando pelo chão. O melhor de tudo, o cheiro vai exalando pouco a pouco tomando conta da casa, bom demais pra substituir o cheiro de poeira que parece ainda dura por aqui.

Ontem abri, melhor, derrubei num plástico os galões de compostagem, quase já passado da hora que a primavera se avizinha, pra preparar adubo pras plantinhas. À noite queimei gravetos, de noite, friso, e hoje cedo juntei as cinzas à terra enquanto a remexia catando possíveis pragas.  Reguei levemente pra não escorrer tudo e juntei o pó de laranja. Compostagem tem odor forte, mas depois de tudo bem misturado, pensa na diferença! 

Agora é distribuir pelos vasos a terra tratada, e esperar as flores da primavera.

Por Magda Castro

Brasília, DF, 21 de agosto de 2025.