quinta-feira, 4 de março de 2021

COVID-19 E O GADO

Até ontem à noite, o total de mortes no Brasil por causa da contaminação do Coronavírus (COVID-19) beirava a 260.000; no mundo todo, 2.500.000. O número de pessoas contaminadas passa de 114.000.000. Noticia divulgada em 04/03/21, 9:39, há 30 minutos na Internet: “Coronavírus hoje: Brasil volta a bater recorde de mortes e caminha para um colapso generalizado do sistema de saúde.”

Observando o gráfico divulgado pela BBC News Brasil, é possível identificar que em alguns lugares do globo terrestre, a contaminação está regredindo e em outras regiões está avançando. O que é preciso considerar é que são estáticas, logo, há desvios como fornecimento precário de dados ou incapacidade técnica ou intencional omissão, por razões diversas, inclusive politicas.

No Brasil, o governo federal é fonte de desinformação pra não dizer irresponsabilidade no trato com a pandemia. Nos primeiros meses de avanço da doença, havia certa tranquilidade quanto à capacidade de enfrentamento do problema, mas as dúvidas foram tantas e as informações foram tão deturpadas que grande parte da população se posicionou contra qualquer medida que os órgãos realmente atuantes tenham solicitado.

Para seguir o comportamento permissivo e irresponsável do líder da nação, vários seguimentos sociais se posicionaram abertamente contra o isolamento, contra as vacinas e tudo o mais que se disse de reconhecimento do grande risco que significa essa doença.

“Se não se aprende com o amor, se aprende com a dor”, já me diziam parentes sábios; prova disso está a olhos nus agora. No estágio atual da tragédia, que muitos ainda consideram brincadeira, a composição de muitos fatores não leva a alimentar esperanças. Mas essa já rondou quando a vacina foi finalmente liberada: vi gente com olhos cheios de água tanta alegria. A alegria já acabou e a pandemia não.

Continuamos isolados, os que se comprometeram, mas nem isso é mais garantia de segurança quando o vírus avança livre e faceiro adquirindo mais e mais força por não encontrar barreiras que o detenham. O COVID-19 continua destruindo vidas, e, se por um lado os leitos, e profissionais de saúde, não são suficientes para atender aos doentes, por outro, a vacina patina entre joguinhos infantis de poderes político e capitalista: perdemos em todas as frentes; palmas pro Corona vencedor! 

Perdidos entre a inércia de quem deveria estar estourando os últimos cartuchos pra frear essa tragédia exaustivamente anunciada e a falta de todos os grandes e pequenos recursos para vencer a praga, os cidadãos se tornam mera estatística; gado, como li um cientista nos rotular ao “explicar” a situação no Brasil. “Vida de gado”, já cantava Raul Seixas, verdade maior que nunca.

É quase hilário pensar que se fossemos mesmo “bois” poderíamos estar a salvo do perigo. Ocorre que nem isso é alivio quando está claro que no “pasto” nem há “peões” de determinação e coragem  “tocando o gado.”

Nenhum comentário: