sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SABEDORIA JOVEM

Santa juventude! costumo dizer. Os jovens de hoje são surpreendentemente sábios. A surpresa é porque há uma corrente de pensamento que diz que a sabedoria se adquire com a experiência, e talvez, em alguns casos, seja assim.
Bem, então, os jovens não deveriam saber mais que os experientes, mas ai do experiente que não considera o que dizem os jovens: perderia a chance de ser verdadeiramente sábio.
Tarde dessas, saindo de carro com minha caçula, desta vez eu dirigindo, um automóvel passou rápido ao lado e avançou sobre a nossa faixa, nos interceptando. Não foi uma fechada propriamente, mas avançou sobre nosso espaço. No sinaleiro adiante, os carros foram distribuídos entre três faixas e acabamos parando lado a lado com o apressadinho. Minha filha sussurrou, pedindo, pelo amor de Deus, que eu não dissesse nada ao rapaz ao volante. Respondi que não pretendia falar, apesar de ter tido vontade há uns segundos antes. Para ajudar, a janela do lado dela estava fechada, então fiquei quieta, ainda bem.
O semáforo logo abriu e rumamos para o Plano Piloto. Gostamos de conversar, nós duas. Falamos de tanta coisa! Gosto, especialmente, de saber de suas opiniões lúcidas e nesse pequeno tempo até o nosso destino, falamos de soberba. Ela disse reparar que os jovens em carros bonitos se sentem muito poderosos, achando que o mundo lhes pertence. Não respeitam o espaço alheio, acham que são invencíveis. Fiquei feliz com a percepção dela, e aproveitei para pedir a promessa de, quando fosse famosa, se manter humilde e preocupada com os menos favorecidos. Ela me prometeu.
Era uma tarde escura, anunciando chuva, de muito vento levantando poeira. O trânsito não estava fácil e ainda levamos mais uma fechada: de um carro maior, uma espécie de jipe pequeno. Isso reforçou nossas percepções. Ainda comentamos que o sucesso costuma mudar muito as pessoas e que era preciso muita força de vontade para se manter fiel a certos valores.
É verdade, manter valores em terra de desvalores é quase um atestado de burrice. Mas é importante insistir em tentar, insistir em ensinar o certo, apesar do errado nos rodear. Uma jovem falar de tal assunto, é rara exceção. Que ela seja forte para se manter assim... isso garante que um dia fará parte do time de experientes sábios. Um bom sinal.

Por
Magda R M de Castro
Brasília - DF

Um comentário:

Amanda Miranda disse...

Ninguém me mandou ter uma mãe como você. Isso tudo é culpa sua, você sabia, né?


TE amo!